sábado, 31 de outubro de 2009

ENCONTRO DE JOVENS DIOCESANO – EJD 2009

“Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito”
I Cor. 6:19


No último dia 31 de outubro até 1 de novembro aconteceu o EJD da Diocese Sul Ocidental, no CDC em Itaara. Estiveram reunidos 35 jovens de diversas paróquias da diocese. Muitos desses jovens foram pela primeira vez num EJD e por isso chegaram com muitas expectativas e sonhos.
O tema do Encontro foi “Porque maltratar se devemos cuidar” e ele foi desenvolvido com dois enfoques diferentes, que estão interligados. A primeira abordagem foi do que nós estamos fazendo com a criação de Deus, já a segunda abordagem foi direcionada para a questão do corpo como “casa de Deus”, e tudo o que pode destruí-lo ou construí-lo. Nessa parte da destruição do corpo tivemos a oportunidade de escutar o Comad (Comissão de Combates às drogas de Livramento) na pessoa do Edson.
Cada vez que um encontro de jovens é realizado percebemos o fortalecimento do ânimo e da vontade de fazer, que os jovens possuem. Por isso, lamentamos a falta de alguns de nossos jovens, mesmo sabendo das dificuldades que as comunidades enfrentam para enviar seus jovens e damos Graças a Deus por todas as pessoas que contribuíram para a realização desse encontro: Bispo, Clérigos e Leigos.
Nesse encontro tivemos a oportunidade de entender como a juventude está organizada: província e diocese. Pensamos, também como deveriam ser as pessoas que farão parte da nova coordenação da UJAB. Foi a oportunidade que os jovens tiveram de escolherem seus representantes. Os representantes escolhidos foram entre os jovens que estavam presentes e que são: Potira (São Gabriel), Fábio (Rosário), Cleyton (Livramento), Carlos (Livramento) e Vanessa (Erechim). As pessoas foram escolhidas pelos jovens que estavam participando do encontro. O atual coordenador deve permanecer para apoiar esses novos jovens. Com relação a região Noroeste, entraremos em contato com o revdo. Antônio e esse deverá indicar nomes para a coordenação.
Durante a avaliação apareceram algumas sugestões entre elas a de acontecer encontros bi-regionais (centro e sul) e (norte e noroeste), isso para fortalecer os laços de amizade dos jovens. Mas essa ideia terá que ser estudada pela coordenação juntamente com os representantes regionais.
Enfim, foi um momento de renovação, para as pessoas que participaram e para aqueles que ajudaram na organização. Devemos manter essa chama acessa porque “É tempo de sonharmos juntos e fazermos esses sonhos virarem realidades”

Jordan Santos – Coordenador da UJAB da DSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário