quinta-feira, 16 de julho de 2009

Bispos de todo o mundo marcham em Londres pelas Metas do Milênio

Bispos anglicanos do mundo inteiro – dentre eles 10 brasileiros – participaram ontem de uma marcha nas ruas de Londres, em prol das chamadas Metas do Milênio, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas. À frente da passeata estavam o arcebispo de Canterbury (Cantuária), dom Rowan Williams, e outros líderes religiosos, como o rabino de Londres, Jonathan Sacks e a presidente da Igreja Episcopal Norteamericana, Katharine Jefferts Schori. A marcha começou ao lado do Parlamento britânico, cruzou a Lambeth Bridge e terminou no Palácio de Lambeth, residência do arcebispo de Cantuária, que recebeu os bispos para almoço.
Os bispos – cerca de 650 – e demais integrantes da marcha portavam cartazes alusivos às Metas do Milênio:
erradicação da pobreza; todas as crianças na escola; justiça e paz e fim da violência contra as mulheres,
entre outras. No caminho, recebiam aplausos de simpatizantes e, de vez em quando, algum protesto: numa esquina, um homem portava um cartaz onde se lia: “Cristo nunca ordenou sodomitas”, uma referência à ordenação de um bispo homossexual assumido, nos Estados Unidos.
Comandados pelo bispo Primaz, dom Maurício de Andrade (que também é bispo da Diocese de Brasília) estavam lá os bispos Sebastião Gameleira (Diocese do Recife), Saulo Barros (Diocese da Amazônia), Almir Santos (Distrito Missionário do Oeste), Fidadelfo Oliveira (Diocese do Rio de Janeiro), Roger Bird (Diocese de São Paulo), Naudal Gomes (Diocese de Curitiba), Orlando de Oliveira (Diocese Meridional – Porto Alegre), Renato Raatz (Diocese de Pelotas) e Jubal Neves (Diocese Sul Ocidental – Santa Maria RS).
Na Universidade de Kent, vizinha da Cantuária, os bispos participam da 14ª Conferência de Lambeth (16/7 –3/8) , reunião decenal da Comunhão Anglicana, que este ano estuda especialmente a missão de evangelizar.
A Comunhão Anglicana reúne cerca de 80 milhões de pessoas distribuídas em 38 Províncias. A brasileira se chama Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, com cerca de 100 mil membros nas suas nove Províncias e um Distrito Missionário.

Um comentário:

  1. Viva a igreja! É justa a causa.... o povo ee Deus deve sair da Miseria....

    ResponderExcluir