sábado, 18 de julho de 2009

Homossexualismo e ordenação feminina ainda dividem a Comunhão Anglicana

Kanterbury – Inglaterra – Começou oficialmente hoje, em Kanterbury (Cantuária) a 14ª Conferência de Lambeth, a reunião decenal de bispos anglicanos do mundo inteiro. A imprensa inglesa, tanto secular quanto religiosa, está dando ênfase aos dois assuntos que estão dividindo a Comunhão anglicana: ordenação de homossexuais e permissão para que mulheres sejam sagradas bispas. O arcebispo da Cantuária, d. Rowan
Williams disse, em conferência de imprensa, que a ordenação do bispo gay Gene Robinson, nos Estados Unidos, tem trazido dificuldades e sofrimento à Igreja, mas que, do outro lado, o comportamento dos que são acirradamente contra a ordenação também é uma fonte de tristeza e problemas.
Para o arcebispo Rowan Williams, o casamento significa uma relação de amor, compromisso e afeto entre duas pessoas e qualquer relação fora desses laços é inaceitável.
Cerca de 650 bispos anglicanos, dentre os quais os 11 bispos do Brasil, participam da Conferência,juntamente com suas esposas, a quem é destinada uma programação paralela. Mas outros 230 bispos, notadamente da África, Ásia e América do Sul, não vieram à reunião. Dom Rowan Williams disse que essa ausência é como uma fratura para a Conferência de Lambeth (Lambeth é como se chama o palácio em que o arcebispo reside) e classificou-a de lamentável.
O encontro começou extra oficialmente na quarta-feira à tarde, quando os bispos entraram em retiro que terminou na manhã de ontem, com celebração festiva na Catedral de Cantuária, considerada a igreja-mãe na Inglaterra.
Hoje, dr. Rowan Williams disse que o retiro se destacou pela atmosfera de diálogo e fraternidade, sendo espaço de fortalecimento da Comunhão.
O pensamento do arcebispo coincidiu com declarações dadas a jornais locais pelo bispo primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB - d. Maurício de Andrade, para quem o encontro, com as características citadas pelo arcebispo, torna a todos muito mais próximos da unidade.
A Igreja da Inglaterra acaba de aprovar a sagrações de bispas, embora já tenham sido ordenadas ao ministério diaconal e presbiteral inúmeras mulheres. No Brasil, mulheres estão sendo ordenadas na IEAB há mais de 20 anos, contando-se mais de 20 atualmente, no clero. Não há, na legislação canônica brasileira, qualquer impedimento para que uma mulher seja sagrada bispa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário